Artigos e notícias

Aproveite nosso conteúdo gratuito que vai lhe ajudar com dicas e melhorias no resultado do seu consultório ou clínica

Ver outros artigos e notícias

VALOR PERCEBIDO X PREÇO PERCEBIDO

valor-consultorio-clinica

Você conhece o verdadeiro significado da simples palavra: Valor? As pessoas têm feito correspondências incorretas à noção de valor. Preço e valor, definitivamente, não são a mesma coisa! Quando você adquire algum produto, por exemplo, há uma enorme diferença ao observar o seu valor e o seu preço. Em todos os setores, em todos os […]

Você conhece o verdadeiro significado da simples palavra: Valor?

As pessoas têm feito correspondências incorretas à noção de valor. Preço e valor, definitivamente, não são a mesma coisa! Quando você adquire algum produto, por exemplo, há uma enorme diferença ao observar o seu valor e o seu preço.

Em todos os setores, em todos os segmentos, inclusive na área da saúde, se o valor percebido é maior que o preço percebido, o cliente acha a oferta atrativa e compra. Em contrapartida, se o valor percebido é menor que o preço percebido, o cliente acha a oferta pouco atrativa e não compra. É assim que funciona a mente do cliente. É assim que funciona o mercado.

Tudo está no valor que se percebe, bem mais do que no preço.
Clientes frequentam restaurantes caros, viajam de férias para locais sofisticados, trocam de carro, compram o tênis da moda para os seus filhos por preços absurdos, compram iPads de que não precisam e acham caros os serviços da saúde. Por que, aparentemente, bens supérfluos são mais importantes para os clientes do que a sua própria saúde? Simples: eles percebem valor nos bens supérfluos e não percebem valor nos serviços da saúde.

Engana-se, portanto, quem pensa que o segredo está em baixar os preços dos serviços. O grande diferencial está no aumento do valor percebido. Mas como aumentar o valor percebido pelos clientes nos serviços da saúde, tornando os preços irrelevantes?

Os profissionais da saúde no Brasil, em média, são excelentes. São tecnicamente bem preparados e apaixonados pelo que fazem. No entanto, não sabem como agregar valor aos seus serviços, tornando-os atrativos para os seus clientes.

Vivemos momentos de grandes mudanças no comportamento e no poder dos clientes. O novo cliente só é fiel às suas próprias necessidades e desejos. Quem não souber identificar, entender e administrar as crescentes expectativas dos clientes estará em alto mar, abandonado à própria sorte durante um temporal. E depois do temporal não virá a calmaria e, sim, o furacão.

O que vivemos é uma verdadeira revolução e não apenas uma simples mudança. É aqui que você deve compreender sobre a necessidade dos conhecimentos de Marketing, Gestão e Mercado para gerar valor para o seu cliente.

Ninguém deseja ficar doente, mas normalmente, poucos atribuem um valor imediato aos serviços de saúde. Investir na qualidade dos procedimentos é primordial, mas não é tudo. Sem noções certeiras de marketing, uma boa gestão dentro das clínicas e consultórios e sem atualizações constantes frente ao mercado, dificilmente os resultados serão inteiramente positivos, o que inclui respostas financeiras e prestígio social pouco evidentes.

Em suma, tudo faz parte de um conjunto de esforços para conhecer melhor o cliente, seus objetivos e expectativas, e assim, conseguir atrai-lo sutilmente por uma referência de excelência no atendimento. É importante salientar, contudo, que isso vai depender da própria disposição do profissional. Não se trata de esforços contundentes, mas o que fará a diferença será, principalmente, uma mudança de visão com a respectiva saída da zona de conforto.